
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
A Servidão da Guerra
Por duas vezes o mundo foi assolado por duas Grandes Guerras, ambas foram precedidas por fortes crises económicas e sociais e ambas deram origem a períodos de forte acumulação de capital.
Lénine, no terreno do capitalismo, perguntava, «que outro meio poderia haver, a não ser a guerra, para eliminar a desproporção existente entre o desenvolvimento das forças produtivas e a acumulação de capital, por um lado, e, por outro lado, a partilha das colónias e das esferas de influência do capital financeiro?»
E a pergunta que se coloca hoje é bastante similar, qual o grau de destruição que seria necessário das forças produtivas existentes, para repor a valorização do capital ao nível que permitisse iniciar um novo ciclo longo de acumulação de capital?
A solução encontrada na Grande Depressão dos anos 30, foi exactamente o nazi-fascismo e a segunda guerra mundial.
Estão lembrados?
A SALGANHADA
Vejamos, o desemprego sobe em flecha, todos os dias são encerrados meios de produção, uns devido às vicissitudes da "crise" e outros porque não querem deixar de ganhar no imediato em vez de propagarem a obtenção de lucros a longo prazo. Isto enquanto o nosso Primeiro afirma que 11 mil desempregados já estão a trabalhar em regime de "transição" (devem ser empregos em que quando não for preciso manda-se para a rua - descartáveis), também era melhor que nenhum desempregado conseguisse trabalho. Mas quantos já perderam o emprego este ano ou estão em vias de o perder?
Mais, 1800 trabalhadores estão em acções de formação. E os restantes? Os que querem ter formação e não lhes deixam ter? Ou se não deixam, nem acesso a ela têm. Será que são só mais 1800? Talvez os socialistas acreditem que sim.
Ainda mais, ao que parece o Primeiro não sabia de um negocio protagonizado pela CGD e por um accionista da Cimpor, isto no valor de 62 milhões de euros. Bela prenda não?
Depois de ataques Marxistas lá arranjaram maneira de privatizar um banco e ajudar meia dúzia de Banqueiros, mas não foi pelos Banqueiros, foi pelos depósitos dos clientes. Agora já se esqueceram do Marx e voltaram-se para o Keynes, que básicamente voltam ao principio, ou seja, vamos gastar dinheiro para criar emprego (enriquecer empreiteiros), construir estradas (a maior parte das nossas autoestradas estão as moscas e são das mais caras da Europa, sendo que um dos paises que mais se desenvolveu na Europa na ultima década não construi nenhuma autoestrada, a Irlanda), estradas-aeroporto-tgv-3ª Travessia do Tejo, nem quero fazer contas para não constatar a quantidade de escolas, hospitais, creches, lares, equipamentos para os mesmos se podia construir. É impressão minha ou foi mesmo este tipo de politicas anti-sociais, pro-monopolistas e capitalistas que levaram a sociedade mundial a este nivel tão rastejante da condição humana e social? Deve ser só impressão minha.
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
domingo, 22 de fevereiro de 2009
sábado, 21 de fevereiro de 2009
Oscares 2009 Parte V
Mais Uma?
No dia a seguir fui comprar o primeiro EP dos Lacuna e ainda o ouço com satisfação. Trago-vos uma cover dos Depeche Mode que por acaso também é uma das minhas favoritas no original, aqui adaptada de forma magistral. Sendo eu um fã de covers quando bem compostas não podia deixar de paprtilhar isto convosco.
Senhoras e Senhores os italianos Lacuna Coil!
Momento Musical
Senhoras e senhores, The Gathering!
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Oscares 2009 Parte IV
Valores diferentes nas escrituras do prédio de Sócrates
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Elitização
A semana passada numa reunião com as Associações de Estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal e com o Padre Marco Luís responsável pelo Serviço Pastoral do IPS, discutimos as dificuldades com que alguns dos alunos do IPS se confrontam no dia-a-dia, ou estudam, ou vão para casa trabalhar.
Hoje isso tornou-se ainda mais evidente, não no IPS mas sim na Universidade da Beira Interior, onde cerca de 20 alunos já recebem um saco mensal do Banco Alimentar, para outros a Universidade da Beira Interior arranjou empregos em part-time e chegando mesmo ao ponto dos professores pagarem as propinas dos alunos para estes não desistirem.
É de facto deplorável que numa sociedade dita da informação, numa sociedade "Magalhães", numa sociedade onde se maltrata professores, numa sociedade dita desenvolvida atire os alunos e famílias para um poço onde só existe uma saída, a saída do mercado de trabalho que não existe, dos baixos salários e da submissão, onde o direito a uma vida melhor é apenas um direito dos abastados e dos familiares de ... .
Óscares 2009 Parte III
Na comunidade colorida de Castro, pequenas vitórias conduzem a outras maiores e Harvey ao falar abertamente para uma maioria silenciosa, acaba por ser o primeiro politico assumidamente homossexual a ganhar umas eleições. Quando Harvey Milk foi assassinado em 1978, o mundo perdeu um dos seus líderes mais visionários e uma voz que se elevou corajosamente pela igualdade de direitos..
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Óscares 2009 Parte II
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Oscares 2009
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Ladies and Gentleman, Miss Tarja Turunen
A minha dona pediu com muito jeitinho para meter esta aqui!!
Estou indignado
Adiante, vou partilhar com vocês o que vinha a ouvir pro relax hoje no comboio:::
Que pena não estar lá
O concerto talvez se resuma a isto de tão grandioso.
Quanta tristeza consome um homem? «Tiny Tears» fechou brilhantemente o concerto de Lisboa. Que o último a sair enxugue as lágrimas. Não faz mal chorar a ouvir os Tindersticks porque também há muita beleza nas palavras tristes. Foi uma noite de gente feliz com (algumas) lágrimas no Coliseu dos Recreios. (IOL Diário)
domingo, 15 de fevereiro de 2009
Blade Runner/ Perigo Iminente
Ainda não consegui ver este filme, depois de variadíssimas tentativas, pronto está bem podia ter ido alugar, e tempo? Depois de algumas cadeiras se referirem ao filme ainda tenho mais vontade de o ver, vou ver se adianto o estudo para o exame de amanha e fazer uma pausa mais logo no MOV às 22h. A analise sociológica da sociedade representada no filme pode ser alvo de conclusoes assustadoramente contemporaneas.
Los Angeles, 2019. Uma grande empresa desenvolve um robot que é mais forte, ágil e tão inteligente como o ser humano. Estes revoltam-se e polícias de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, são designados para os eliminar. Um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é chamado para eliminar 5 destas ameaças.
Carta de Obama a Cavaco pede colaboração para “edificar um mundo mais seguro”
sábado, 14 de fevereiro de 2009
"Bowling for Columbine" e "FAHRENHEIT 9/11"
"Bowling for Columbine" é um inquérito, devastador e cáustico, sobre o estado da nação, a cultura do medo e a psicose das armas nos Estados Unidos.
Porque é que morrem cerca de onze mil pessoas por ano no país por causa de armas de fogo é o mote deste documentário, construído a partir da tragédia do liceu de Columbine, em que dois adolescentes massacraram a tiro treze pessoas e depois se suicidaram.
Já no ar na RTP2 e logo a seguir:
"FAHRENHEIT 9/11"
O realizador Michael Moore investiga como os Estados Unidos se tornaram alvo de terroristas, a partir dos acontecimentos ocorridos no atentado de 11 de Setembro de 2001. Os paralelos entre as duas gerações da família Bush que já comandaram o país e ainda as relações entre George W. Bush e Osama Bin Laden.
Crise financeira internacional atingiu país “severamente”, admite Sócrates
WORLD PRESS PHOTO


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Fantasporto 2009
A 29ª edição abre dia 20 com "Che, o Argentino". Em competição estarão "Palermo Shooting" e "The Wrestler"
Uma retrospectiva de cinema e arquitectura, com filmes que vão do mítico "Metropolis" (1927), de Fritz Lang, passando por "Blade Runner" (1982), de Ridley Scott, até ao recente "Ensaio sobre a Cegueira" (2008), de Fernando Meirelles, é uma das novidades da 29.ª edição do Fantasposto, que, como já tinha sido anunciado, abrirá, no dia 20, com "Che, o Argentino", de Steven Soderbergh, e encerrará com "Adam Resurrected", de Paul Schrader, ambos fora de competição.
Inglorious Basterds
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Concerto de Solidariedade
Dia 21 de Fevereiro pelas 21:30 h, vamos todos ao Auditório do Centro Paroquial da Anunciada em Setúbal para transmitir um grande sentimento de amizade e carinho à Débora Cordeiro que todos os dias luta contra um tumor cerebral.
Com as presenças de António Chainho (guitarra portuguesa) e dos Corvos.
Os bilhetes custam 12 notas de música e 6 notas de música para menores de 10 anos.
Os Monólogos da Marijuana

Os Monólogos da Marijuana - A Kind of a Black Box
O texto não é uma apologia ao consumo de marijuana, e muito menos de outras drogas, mas sim uma obra onde as três personagens reflectem, de uma forma irónica e com muito humor, sobre o “universo que rodeia a controversa marijuana”. Texto de Arj Barker, Doug Benson e Tony Camin.Qualquer pessoa, quer apoie o consumo e legalização da mesma ou não, será incapaz de resistir a esta divertida peça… Quem fuma ri, quem não fuma ri ainda mais!
Dia 28 no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo na Baixa da Banheira, bilhetes a 5€
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
“GuiTarTrónica & Canções de Adeus com Ruído e Ritmos”
“Jorge Ferraz Trio” nasceu como um grupo destinado a recriar e reinterpretar o CD de Jorge Ferraz, África Mecânica de Metal, editado pela Zounds Records em 2008. O seu objectivo é, mantendo fidelidade às linhas musicais de base definidas no CD de Jorge Ferraz, recriar os seus temas em espírito de cumplicidade criativa entre os três músicos e com uma lógica mais dirigida para o que é um concerto ao vivo.
A dinâmica que “Jorge Ferraz Trio” começa a gerar entre os seus membros leva a que, a juntar ao eixo central da recriação do CD referido, se incluam igualmente, e na mesma lógica de reinterpretação, alguns temas das bandas “Santa Maria, Gasolina
O preço dos bilhetes é de 5 euros.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Einstein
Albert Einstein, no seu ensaio de 1949 Porquê o socialismo .
MAIS ATROCIDADES NAZI-SIONISTAS
Trata-se de dardos de metal com 4 cm de comprimento com quatro aletas atrás. São acondicionadas 5000 a 8000 "flechettes" em cada bomba de 120mm, as quais costumam ser disparadas por tanques. A bomba explode no ar e dispersa as "flechettes" numa área de aproximadamente 300m por 100m.
A notícia está em Uruknet e Resistir.info